Piano alone. A Composer's journal. Piano só. Diário de um compositor. Piano seul. Journal d'un Compositeur. Piano Solo. Diario di un Compositore. Klavier Allein. Ein Komponist Tagebuch.












Wednesday 16 September 2009

César na Ucrânia e Roménia


O César e eu. Braga, Dezembro de 2004. Eu em versão Jacinto Lucas Pires, o que tanto incomodava, e com razão, a Isabel. Foto do Pompeu.

23 de Julho de 2009.

César em Sinferopol, na Ucrânia, e Constanza, na Roménia.

O César embarcou para a Ucrânia. Se possível dará um salto à extraordinária cidade costeira de Constanza, na Roménia.

Há dias comentávamos hilariantes a forma como os romenos caracterizam a Transilvânia como uma terra bonita e convidativa, tudo o que a cultura popular ocidental fez questão de deturpar. E também a forma como preservam uma memória positiva do seu rei Vlad Tepes, um autêntico herói nacional, cujos hábitos de empalamento, lembram, não divergiam muito dos de qualquer outro rei seu contemporâneo. Lembram acima de tudo que os empalamentos públicos faziam parte de um processo de propaganda defensiva contra o avanço islâmico, e que foi graças a ele que o Islão não se fixou naquela zona e, consequentemente, no resto da Europa.

E têm razão pelo menos no que toca a crueldade. Ivan, o Terrível, por exemplo, além do seu nome, infelizmente não deixou na memória colectiva as verdadeiras e aterradoras razões para o seu cognome.
E a imagem de Vlad Tepes como o Drácula fica mesmo para os turistas.

Veremos como corre.

No comments:

Post a Comment