Piano alone. A Composer's journal. Piano só. Diário de um compositor. Piano seul. Journal d'un Compositeur. Piano Solo. Diario di un Compositore. Klavier Allein. Ein Komponist Tagebuch.












Wednesday 16 September 2009

A Ponte, Braga I

Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009.
A Ponte. Velha-a-Branca, Braga.
A exposição de pintura e música “A Ponte” integra a iniciativa 5-em-linha e estará patente em Braga no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca a partir do dia 5, sábado, até ao final do mês de Setembro.
“A Ponte” é evocativa dos acontecimentos ocorridos entre 18 de Abril e 2 de Maio de 1809, aquando das II Invasões Francesas as forças portuguesas defenderam heroicamente a cidade de Amarante. Isabel Ferreira Alves concebeu um ciclo de 15 obras, decorrentes da concepção de uma obra por cada um dos dias daquele período, e o compositor Nelson de Quinhones compôs uma peça para piano e 2 grupos de percussão, formada também em 15 partes. O piano, figura central no espectro sonoro, representa a ponte, as percussões de madeira representam a resistência de Amarante e as percussões de metal representam as forças francesas. A peça é emitida durante toda a duração da exposição.
A iniciativa 5-em-linha decorre da sincronização das agendas culturais de cinco espaços culturais daquela cidade - Velha-a-Branca, Museu Nogueira da Silva, Livraria Centésima Página, Pedro Remy – Cabeleireiros e o Museu da Imagem – que todos os primeiros sábados de cada mês pelas 17h inauguram ao mesmo tempo cada uma das suas exposições nestes cinco espaços culturais da cidade.
Publicada por Ferreira Alves em 11:15.

No comments:

Post a Comment